-
Arquitetos: CEBRA
- Área: 5600 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Adam Mork, Mikkel Frost
-
Fabricantes: Cupa Pizarras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Malling, a um passo de Aarhus, Dinamarca, a CEBRA funde reverência histórica com vida contemporânea no recém construído complexo habitacional Malling Dampmølle. A nova comunidade reimagina o local de um antigo moinho, integrando 52 moradias modernas na trama do tecido urbano existente. O projeto oferece uma abordagem distinta ao design residencial que honra a herança da área enquanto abraça estilos de vida modernos.
Malling é uma pequena e típica cidade dinamarquesa localizada ao lado da ferrovia que atravessa Jutland e se conecta a Aarhus. No local histórico, que costumava abrigar o moinho Malling Dampmølle no século XIX, a CEBRA foi contratada para projetar uma pequena comunidade habitacional, entre a estação e a igreja local da cidade satélite suburbana.
O projeto habitacional é composto por 52 moradias e está localizado entre duas estradas principais de Malling: Gammel Østergårdsvej e Holmskovvej. Ao longo da Gammel Østergårdsvej, que conecta a rua principal da cidade à estação, Malling Dampmølle se eleva com uma fachada distinta, que se estende de um andar em direção à estação para três andares em direção à Bredgade. Já voltado para a Holmskovvej, Malling Dampmølle aparece como um complexo habitacional coerente, recuado da via para minimizar o ruído do tráfego.
A geometria cria ambientes íntimos. O complexo habitacional é uma variação da tipologia de casa geminada projetada ao redor de três pátios centrais remetendo à uma enorme roda de moinho. Os pátios se abrem para os arredores à medida que as alas irradiam a partir do centro do terreno para criar um plano irregular, moldado pelos ângulos oblíquos do perímetro do terreno. Assim, os três pátios formam uma série de pequenos ambientes privados para os moradores, enquanto a forma articula o contexto histórico da antiga área do moinho.
Com base no contexto urbano do projeto e em uma análise minuciosa das condições de iluminação no local, nasceu a principal diretriz do projeto. Ao "puxar" a superfície do telhado para cima e para baixo, o volume se eleva apenas em direção ao centro do terreno para não projetar sombras sobre o jardim privado adjacente. Com base na mesma lógica, apenas os frontões do edifício se aproximam do limite do terreno, fazendo com que pareça pequeno e menos intrusivo para os vizinhos próximos.
Além de reduzir o volume do edifício, os espaços fechados oferecem ambientes externos íntimos e uma zona de proteção entre a privacidade das casas e as ruas públicas que cercam o empreendimento.
Uma interpretação distinta do tecido urbano. O idioma do projeto encontra sua inspiração no contexto urbano - tanto em materiais quanto em escala. O tecido urbano é composto por pequenas casas isoladas de tijolo, que ocasionalmente se conectam para formar fachadas contínuas. Assim, as inclinações tradicionais dos telhados feitos de ardósia e as fachadas de tijolo fazem de Malling Dampmølle uma interpretação contemporânea dos edifícios circundantes.
O complexo habitacional é construído com materiais tradicionais e robustos que têm uma vida útil muito longa e exigem manutenção mínima. As paredes exteriores são feitas de tijolos escuros, telhados de ardósia natural com lambris e calhas de zinco. A cobertura e as soleiras das janelas são apresentadas em alumínio, enquanto as janelas e portas são feitas de madeira no interior e alumínio no exterior. Telhados e fachadas são mantidos na mesma tonalidade escura e com detalhes mínimos, para que todo o empreendimento seja lido como uma escultura coesa.
A forma do telhado possibilitou a criação de uma grande variedade de unidades habitacionais diferentes em planta e geometria, apoiando e atraindo diversidade social, que é fundamental para sustentar qualquer comunidade bem-sucedida. As unidades habitacionais incluem apartamentos térreos com acesso direto a jardins e escadas, e casas geminadas de dois andares com acesso direto no nível do primeiro andar, enquanto uma das casas geminadas é térrea. Todas as unidades possuem varandas com vista para um pátio comum.